Atenção à Dureza da Granalha de Aço-Inox!

“Este é um tema preocupante, que à algum tempo tento explicar aos meus clientes”

Atenção à Dureza da Granalha de Aço-Inox!

Falemos do  sector do Granito, Mármores e Calcário.

Com a exigência dos mercados estrangeiros, em obter um produto isento de resíduos de ferro, ferrugem, originada pela exposição ás condições climatéricas, a Granalha de aço-inox, foi o abrasivo escolhido. Com este abrasivo é possível realizar o acabamento igual, a Granalha granalha de aço.

Umas das diferenças entre estes dois tipos de abrasivos, é o preço de custo! A granalha de aço-inox, é cerca de 5x mais cara relativa à granalha de aço! Com esta mudança de abrasivo, os transformadores Portugueses, tentaram procurar outros fornecedores de granalha de aço-inox!

Em Portugal neste momento teremos cerca de 3 grandes fornecedores, entre outros mais pequenos, de granalha de aço-inox.

Sendo a JCMS uma empresa que presta assistência multi-marcas a granalhadoras, começamos a deparar-nos que os nossos clientes começaram a ter um desgaste muito mais superior do que o Normal. Neste sentido, venho explicar o porquê desse desgaste!

Como sabem, em todas as marcas de granalhadoras, na zona da projecção do abrasivo, é usado um metal especifico, chamado “Manganês”. É um metal duro, que uma das suas grandes características é o seu poder contra a abrasão!

A maior parte dos construtores de Granalhadoras de todo o mundo, têm um requisito obrigatório relativo à granalha a ser inserida na Granalhadora. A mesma deve ter uma dureza compreendida dentro dos seguintes valores:

  • Dureza máxima de 46 a 51 HRC (Granalha Nova e Usada não deve ultrapassar estes valores)
    Estas durezas podem ser consultadas, diante dos vossos fornecedores de Granalha. É um dever de cada fornecedor, disponibilizar em cada venda de abrasivo, os teste relativos! Teste de granalha nova e em uso!

Em Portugal:

Já foram realizados vários testes à granalha vendida em Portugal, constatamos que existem fornecedores de granalha de aço-inox que não cumprem estas características!
(Teste realizado a granalha em uso)

  • Dureza Média: 56 HRC
  • Dureza máxima: 60 HRC
    * Foto do teste realizado no fim da página

Conclusão:

  • O metal duro “Manganês” sofre um desgaste muito mais acelerado!
  • Os acessórios das turbinas desgastam-se muito mais rápido!
  • O equipamento não foi construído para suportar uma dureza assim elevada!
  • Porque não obrigam aos vosso fornecedores a fornecer-vos os testes do abrasivo novo e em uso?!

A JCMS encontra-se disponível para qualquer esclarecimento, relativo a este assunto. Se precisarem de realizar algum teste ao abrasivo, não hesitem em contactar-nos!

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?